Algumas clientes me perguntam se existem sugestões que possam facilitar esta caminhada pela menopausa. Cataloguei algumas e fiz este rol de sugestões. Estas sugestões são apenas auxiliares. Antes de mais nada, é preciso conversar com o médico, que indicará os tratamentos tradicionais mais adequados a cada caso. Além disso, só o especialista pode liberar o uso de ervas e suplementos, para que não haja interação medicamentosa que coloque em risco alguma medicação já prescrita.
Ondas de calor e rubor. Use trajes em camadas, com peças que podem ser tiradas ou acrescentadas; roupas de tecidos que “respiram”, como o algodão leve. Tenha sempre à mão um leque ou um mini ventilador a pilha. descobra quais são os alimentos e as bebidas que aumentam as ondas de calor. Bebidas alcoólicas, café e bebidas cafeinadas pioram muito os fogachos; aprenda a respiração abdominal da yoga e pratique-a assim que começar a onda de calor. beba diariamente ao menos oito copos de água. exercite-se regularmente e dê preferência aos exercícios de alongamento e baixo impacto. Não fume. Não faça refeições pesadas perto da hora de se deitar. O Baço-Pâncreas, segundo a medicina chinesa, para de fazer a digestão após o meio-dia. Tome seu café da manhã como uma rainha. Divida seu almoço com uma amiga e dê o seu jantar ao inimigo. Inclua alimentos com soja (ou isoflavona), como tofu e pão com sementes de linhaça; vitamina E 200 UI diariamente; pratique técnicas de relaxamento; dorma em um quarto fresco e escuro; mantenha camadas de roupa de cama leves. Faça acupuntura e só use medicação antidepressiva após conversar com seu médico.
Relação sexual dolorosa: faça exame para verificar infecção vaginal; use lubrificantes solúveis em água; verificar com o médico se há necessidade de se prescrever supositório ou creme vaginal com estrogênio; pedir ao parceiro para usar preservativo lubrificado; lembrar que a atividade sexual regular estimula a lubrificação.
Irritabilidade e alterações de humor: faça exercícios com regularidade; mantenha um padrão regular de sono; procureseguir uma dieta saudável e balanceada; fazer exercícios de relaxamento, como os da yoga, é fundamental! Faça massagem regularmente; pratique meditação; se a irritabilidade estiver influindo muito negativamente, a solução é discutir uma medicação com o especialista.
Esquecimentos: procure manter uma rotina de sono; pratique exercícios; faça uso de uma dieta balanceada pobre em gorduras; tome muita água; pratique exercícios mentais, como o de associar nomes; fazer palavras cruzadas e jogos que exijam memória e análise.
Contracepção: mesmo estando até 12 meses sem menstruação, ainda existe risco de gravidez, portanto é melhor discutir com o médico quais são as melhores opções (pílulas anticoncepcionais em doses diárias, adesivos, diafragma, e DIU), até que seja diagnosticada a menopausa; e usar preservativos para se prevenir de doenças sexualmente transmissíveis.
Distúrbios do sono: mantenha a regularidade nos horários de adormecer e acordar; não use bebida alcoólica tarde da noite; use a cama só para dormir ou fazer sexo; mantenha o quarto fresco, arejado e escuro; a partir do fim da tarde, nada de café, chocolate e bebidas cafeinadas; exercícios só pela manhã, nunca perto da hora de se deitar; evite sonecas durante o dia; tente relaxar os músculos ao deitar-se, um por um; não faça nada cansativo ou estressante antes de ir dormir; usar protetores de ouvido e máscara para os olhos; ler, ouvir música suave ou ter bons pensamentos quando tentar adormecer; tome banho morno uma hora antes de deitar; tentar um chá de camomila ou fitoterápicos para insônia (valeriana, passiflora).
Libido em baixa: faça experiências para intensificar a vida sexual com o parceiro; procure livros e vídeos que informem sobre sexo – muita gente boa faz isso. Se necessário, procurar ajuda de terapeuta de casais.
Ganho de peso: faça um “diário alimentar” por uma semana, para saber o que está ingerindo, quando, quanto e em que circunstâncias; analisar e modificar hábitos alimentares; comer pequenas porções; entre as três refeições, fazer três lanchinhos leves; aumentar as proteínas e carboidratos complexos; usar gorduras insaturadas (azeite – o melhor deles); diminuir os carboidratos simples e as gorduras saturadas; queimar mais calorias se exercitando; certificar-se de que o exercício escolhido é seguro; inclua cálcio na dieta; se preciso; tomar multi-vitamínicos com sais minerais.