A acupuntura a laser é um procedimento onde são estimulados os pontos de acupuntura tradicionais através do uso do raio laser em substituição às agulhas de acupuntura. A luz laser possui algumas características que diferem da luz convencional e encontram aplicação dentro da área médica. Os raios laser propagam-se paralelamente, produzindo um feixe de luz retilíneo com pouquíssima perda de potência. Ao incidir sobre um tecido, a energia do laser pode ser descarregada sobre aquele, transferindo assim a energia do feixe para fins terapêuticos. O comprimento de onda influi no tipo de terapêutica que se quer realizar.
O uso do laser apresenta algumas vantagens em relação à acupuntura tradicional:
– É um método indolor
– É mais bem aceito por crianças, idosos e pessoas mais sensíveis.
– Não é invasivo
– Aumenta a produção de tecido colágeno, por isso é utilizado amplamente em procedimentos estéticos.
– Pode ser aplicado em áreas onde o uso da agulha pode ter alguma contra indicação, como áreas muito dolorosas (pós-trauma, por exemplo)
Apesar da modernidade, o laser apresenta algumas desvantagens em relação à acupuntura clássica com agulhas:
– A agulha alcança pontos mais profundos
– É extremamente eficaz em tratamentos de dores profundas
– Pode ser associada a outras práticas tais como eletro estimulação
– Pode ser aplicada em pacientes em uso de medicação fotossensível
– Pode ser aplicada em pacientes com marcapasso, desde que não se use eletroestimulação.
Existem equipamentos laser para uso em acupuntura com vários comprimentos de onda:
O laser infravermelho, que opera na faixa dos 880 nanômeros, pode penetrar a pele geralmente cerca de 2,5 cm. Este comprimento de onda é mais utilizado para o tratamento de dores musculares, inflamações em articulações, tendões e auxilia na recuperação de fratura de pequenos ossos.
O laser vermelho opera na faixa dos 660 nanômeros apresenta uma penetração menor na pele. Geralmente seu poder de penetração não passa dos 5 milímetros. É utilizado no estímulo de pontos periféricos, auriculoterapia, cicatrização de feridas, estética facial e corporal pois estimula a produção de colágeno, reduzindo a profundidade de rugas e vincos de expressão. É o laser mais usado em clientes pediátricos ou com constituição mais sensível.
O laser verde possui menor difusão tecidual e é utilizado em locais onde há alta concentração de pontos, permitindo uma ação mais seletiva, sem estimulação de pontos vizinhos.
O laser utilizado na INTEGRAL ACUPUNTURA MEDICA é um equipamento que emite um feixe de 660 nanômeros, com 40 mW de potência, considerado por isso um Laser Classe III b. É um laser contínuo, com dosimetria de carga calculada em Joules/cm2. Seu uso requer algumas precauções, tais como não aplicar perto dos olhos e usar óculos de proteção especiais.