O que é gua sha facial?
Gua Sha vem do chinês ‘Gua’, varredura, limpeza, e ‘Sha’, energia ruim, oposta ao ‘Ch’i’, energia positiva, vital, ou seja, varrer as energias ruins do rosto.
É uma técnica que, utilizando material próprio (geralmente espátulas de chifre de búfalo, espátulas de louça chinesa ou de pedra de jade), massageamos os meridianos que passam na face, removendo resíduos de umidade, que dão edema e papadas, promovendo uma elevação da irrigação sanguínea, removendo resíduos de ácido lático, promovendo uma melhor circulação energética da pele, que se traduz na redução de resíduos de umidade, redução de papadas, aumento da circulação sanguínea da pele, devolvendo a ela o viço e o brilho.
Caracteristicamente, no Gua Sha não se utiizam agulhas, sendo um poderoso auxiliar e otimizador das técnicas de gua sha e remoção de rugas faciais com acupuntura. O uso do Gua Sha associado à aplicação de ácido hialurônico em concentrações apropriadas é um poderoso removedor de manchas faciais.
Instruções de preparo para o gua sha
Nos três dias que antecedem o gua sha, não ingerir cafeína (isto é: café, chá, refrigerantes), não comer doces refinados e chocolates, carnes assadas ou frituras. Opte por sucos naturais, chá de ervas como hortelã, capim cidreira, camomila. Massas cozidas ou assadas sem gratinar podem fazer parte do seu cardápio. Saladas cruas e legumes cozidos complementam muito bem as refeições.
Use frutas e gelatina como sobremesa e frutas com iogurte nos intervalos entre as refeições. Hidrate-se bem, usando água sem cloro, de preferência água mineral ou de coco. Ainda na véspera, procure hidratar-se bem, com água mineral, ingerindo cerca de um litro por dia. Não beber água gelada. O ideal é deixá-la à temperatura ambiente. Remover, na noite da véspera da sessão, toda a maquiagem, usando água e leite de rosas. No dia do gua sha, lavar o rosto com sabonete à base de enxofre antes de vir para a sessão. Não use maquiagem.